sábado, 28 de setembro de 2013

Estou de volta e estou diferente

   Olhando para trás no tempo, é assustador comparar-me com a pessoa que era há 3 anos. Mais assustador ainda é ler as minhas antigas mensagens. Por um lado, as minhas opiniões em relação aos ditos assuntos pouco mudaram. Por outro, a linguagem demasiado agressiva, os sinais de pontuação, os erros que não me dei ao trabalho de corrigir…
   Obviamente, não as vou alterar. Porque deveria fazê-lo? São memórias! Memórias de quando tive 14 anos e deixei definitivamente de ser uma criança. Memórias de quando as minhas opiniões começaram a ser mais definidas e de quando comecei a olhar para o mundo de outros modos. Memórias de quando deixei de me focar tanto em mim própria… Memórias de quando, pela 1ª vez, fiz uma escolha importante em relação ao futuro (12º? Faculdade? Ciências? Humanidades? Artes? Profissional?). Memórias de tanta coisa!
   Não é espantoso como crescemos tanto em tão pouco tempo?! Três anos passam a correr, mas ao mesmo tempo são uma eternidade. São o fim de uma era e o começo de outra, que entretanto está a terminar (se não terminou já, porque a minha mentalidade agora é tão diferente de há apenas 2, 3 meses!). Neste momento, estou no 12º ano. Na altura, as responsabilidades mal tinham começado, a ingenuidade fazia-me pensar que tudo seria fácil… Bendita inocência! E como vou ter falta dela!
   Mas está na altura de seguir em frente. Crescer é agridoce, é mau e bom ao mesmo tempo. Temos saudades, mas por outro lado somos cada vez menos limitados e gostamos de quem nos estamos a tornar. É tão bom aprender com a vida e com os outros! Olhamos para os outros anos na escola e pensamos: "Sou a mais velha. Todos me vêm como tal." É estranho. É quase uma sensação de superioridade. Até no 11º eu via os do 12º ano como outro horizonte estranho. Não percebia porquê. Agora percebo. É outro horizonte, por ser o último ano, o ano mais importante, o ano em que escolhemos o nosso futuro e em que tentamos corrigir um pouco as asneiras feitas antes (sobretudo em relação às médias…).
   Espero conseguir fazer as escolhas certas. Espero, daqui a um ano, não estar arrependida de nada. Também espero que quem ler este blog veja claramente a diferença de antes para depois. Com este blog, pretendo reflectir sobre problemas e questões do meu quotidiano. A escola, os amigos, a família e os passatempos vão ser os principais pontos de referência.
   Por exemplo, digamos de vejo uma notícia de greve. Em vez de falar dessa própria greve, de funcionários cujas profissões não conheço, posso falar de professores, que vejo todos os dias, como ponto de comparação. Isso é importante para mim. Falar do que conheço! Contudo, também vou ser pessoal em muitos textos. Saber que alguém lê sobre os meus problemas é sempre um alívio!
   Espero que gostem! Isto é para mim, mas vou tentar que também seja para os outros. Quem sabe, talvez ajude alguém ou alguém me ajude! Obrigada pela vossa atenção!

Mariana Baptista

Sem comentários:

Enviar um comentário