quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Televisão

Pessoalmente, nunca considerei a TV Cabo uma coisa espantosa. Na televisão, existem muitos anúncios a fazer publicidade à ZON e à MEO, referindo o baixo preço que se tem de pagar por mês, mas não referindo que este aumenta ao fim de algum tempo. E, embora eu não tenha nada a haver com a vida dos outros, a verdade é que as pessoas que têm TV Cabo só vêm, normalmente, pouquíssimos canais e poucos programas. Assim, eu pergunto: de que vale a pena ter televisão(ões) com no mínimo 40 e tal canais, se nem vemos nem metade? Mas nem as censuro por não verem a maioria dos canais. Um terço deles não tem nada de geito a maior parte do tempo, já para não não falar dos que nem traduzidos em português estão. Desperdício de dinheiro…
E depois também temos a TVI, neste momento o canal mais visto por todo o país, mas cujos programas são de uma inutilidade espantosa. Só aos fins-de-semana é que tem alguns bons programas, porque de 2ª a 6ª feira quase todos os programas são mais vistos por pessoas acima dos 40. A SIC até tem criado bons programas para quem gosta de rir, mas mesmo assim cria programas com concursos um pouco parvos.
Mas vá-se lá compreender a mente de quem não tem capacidades para ver melhor… Para mim,o melhor canal (e também o menos visto) é a RTP 2. De 2ª a 6ª, tem metade do dia dedicado à crianças, com bons programas infantis. À tarde, temos programas como o "Sociedade Civil". Imaginem o "Tardes da Júlia", mas sem concursos e em que se abordam assuntos sérios, sem ser assuntos do género As "desgraças" e dificuldades duma mulher divorciada. E temos os documentários de vários géneros da National Geographic, um episódio de uma série diferente (americana com legendas-por exemplo, "Sobrenatural" e "Anatomia de Grey") de 2ª a 6ª feira à noite e o recente e inovador programa chamado "Eurotwitt", que fala sobre todo o género de notícias, que raramente aparecem no telejornal, mas que são bastante informativas e boas para jovens, que apenas acontecem na União Europeia.
Como se pode ver, são programas informativos. A triste verdade é que não consigo acreditar que pessoas que vêm a TVI, a maioria das vezes com pouca educação ou muitos jovens gostem de ver os programas da RTP 2. Não admira que a RTP 2 seja o canal menos visto. Mas uma coisa certa, é dos que tem programas melhores e séries que vale a pena ver, sem ser preciso ter a FOX! Pode ser que, quando os jovens de hoje já sejam acima dos 40, a TVI crie programas de geito e SIC melhore. Nessa altura, a maioria das pessoas terá ido para a Universidade. E, havendo mais informação, as pessoas poderão começar a ver mais a RTP 2!

Sem comentários:

Enviar um comentário