segunda-feira, 26 de julho de 2010

A triste verdade da escrita

Quando, em Junho de 2010, eu, os meus pais, o meu irmão e o meu primo, o Rui, visitámos um amigo do meu pai, José Carlos Fernandes, falámos essencialmente da escrita. E lá se foi por água abaixo a teoria de que a vida de um escritor é fácil. Eu, que quero ser escritora!
Mas passemos ao assunto em si. Em Portugal, são publicados 15 000 livros por ano. Logo aí, um livro mal tem oportunidade de ficar num bom sítio à vista numa livraria. Além de que uma livraria dificilmente conseguiria ter ter 15 00 livros duma vez. O que significa que o livreiro encomenda livros. E não pensem que ele fica com os livros que não foram vendidos! Esses livros serão "guilhotinados". Melhor dizendo, são reciclados. Na verdade, ganha-se actualmente mais dinheiro nas empresas a reciclar do que a vender livros!!! Os livros mais vendidos (quase sempre estrangeiros) são os mais vendidos, mesmo que às vezes não sejam grande coisa. E se um escritor não for conhecido no mercado português, dificilmente vende. Porque os livros perdem o seu lugar todos os meses na livraria (uma típica livraria recicla e encomenda livros novos todos meses). Porque, vejam bem, são 15 000 livros. E os conhecidos e famosos são vendidos, mas não os que não o são! Ou seja, um típico escritor quase não recebe dinheiro num ano! E só 10% dos lucros dum livro pertencem aos direitos de autor! E, se poucos exemplares de um determinado forem vendidos (o que não admira), este deixa de ser editado ao fim de não muito tempo! Definitivamente, um escritor português não pode tratar a escrita senão como um passatempo!!
Mas também, deixem que vos diga, não admira que não compremos livros de autores portugueses! Eu, por exemplo, praticamente não encontro livros de terror e vampiros de autores portugueses. Ou seja, os meus géneros preferidos de livros. Parece que ninguém se dá ao trabalho de ser esperto!!! Se eu visse algum livro dum destes géneros escrito por alguém português, ia logo compra-lo! Quer me parecesse grande coisa quer não! Porque não há nenhum escritor português actual a escrever no género de terror ou sobre vampiros!
E, além disso, aqui em Portugal parece que ninguém presta atenção ao que está no livro em si! O amigo do meu pai mostrou-me um livro de um autor português chamado "O senhor 5 %", que é uma biografia sobre o senhor Gulbenkian, que gerou a Gulbenkian. E, por curiosidade, resolveu compra-lo. O livro é uma autentica *****!!!!!!. Porque a única coisa que ele diz sobre a Gulbenkian é que é uma instituição de caridade (!!!!!!) e que Portugal foi o único país europeu a não ser invadido pelas invasões napoleónicas!!!!!!!! E Portugal foi invadido pelas invasões napoleónicas! E, no entanto, houve pessoas que supostamente se sentaram, leram o livro e discutiram sobre se ele devia ser publicado ou não!!! Seja como for, devemos comprar mais livros de escritores portugueses e tentar resolver de alguma maneira a terrível situação da edição e da compra de livros em Portugal! Há limites para tudo!

Sem comentários:

Enviar um comentário