quinta-feira, 29 de julho de 2010

Os símios, sem dúvida inteligentes

Seremos assim tão superiores como pensamos? É uma pergunta interessante. Somos racionais, sem dúvida, mas apenas quase sempre. Porque se uma criança for isolada da sociedade e for tratada como um animal quando bebé, irá efectivamente tornar-se quase animal, prejudicada para sempre, sem nunca aprender tudo o que poderia e deveria em casos normais.
Seja como for, o Homem consegue ser bastante ignorante quando quer. E espero que quem ler este artigo perca alguma da sua ignorância sobre os animais. Neste artigo, vou falar sobre os símios.
Os símios são, resumidamente, os orangotangos, chimpanzés, bonobos e gorilas. E ambas as quatro espécies são extremamente inteligentes, mais do que algum dia imaginámos.
Há uma semana, vi um documentário da National Geographic a falar sobre isto mesmo. Aparentemente, os símios são inteligentes o suficiente a ponto de perceberem mesmo metade, mais coisa menos coisa, do que nós dizemos! Eles percebem não só palavras como frases! Conseguem aprender qualquer tipo de linguagem gestual (embora só sejam capazes de aprender umas centenas de símbolos e gestos em qualquer circunstancia). Ou seja, eles compreendem-nos e muitas vezes até tentam dizer mais do que conseguem! E também entre si eles usam gestos e gritos e comportamentos e expressões para representar não só sentimentos como frases e palavras! Escusado será dizer que têm a noção de "eu". Ou seja, se se virem num espelho ou na água reconhecem-se, coisa que pouquíssimos animais conseguem fazer. Conseguem aprender jogos e estratégias e criam sociedades próprias. Aliás, cada grupo tem a sua própria linguagem e hábitos! Como vêm, são muito, muito inteligentes.
E sabem uma coisa? Testes feitos em pessoas demonstram que só 10% da informação que recebemos das outras pessoas é através da fala!!! Na verdade, quase toda a informação que recebemos dos outros é expressa através de gestos e, especialmente, de expressões! Nós é que, como estamos tão habituados a falar, nem damos muito por isso! O mesmo se passa nos símios.
Assim, é fácil perceber que os símios se interpretam muito bem uns aos outros. Até percebem melhor as expressões do que nós!
Além disso, aconselho-vos a pesquisar sobre estas quatro espécies e ver documentários sobre elas. As sociedades os símios são sem duvida bastante boas.
Agora já sabem, quando forem ao Jardim Zoológico, não os tratem como uns estúpidos inferiores e encarem-nos com outros olhos! Eles são sem dúvida quase racionais!

Sem comentários:

Enviar um comentário